PROFESSOR: Gisela Favaro
senha: metcie2017
-Cronograma da disciplina (ver anexo em seu e-mail)
-Link: Vídeo sobre a importância da leitura
-Link: Filme "O Substituto"
-Link: Vídeo sobre hábitos de estudos
- Texto para próxima aula (ver anexo)
Tenham uma ótima semana !!
Abraços,
Profa. Gisela
Profa.Dra. Gisela Sequini Favaro
-Cronograma da Disciplina
FCL – CAMPUS
DE ARARAQUARA
CURSO:
Administração
Pública
DISCIPLINA:
Metodologia do
Texto Científico (LNG8119 – 1º. sem./2017 – 30h)
RESPONSÁVEL:
Profa. Dra. Gisela
Sequini Favaro (e-mail: giselasfavaro@gmail.com)
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
MÊS/DIA
|
CONTEÚDO/TEXTO(S)
PARA LEITURA
|
MARÇO
|
|
15
|
Semana
de Calouros;
|
22
|
Apresentação
da disciplina / Questionário sobre hábitos de leitura e escrita;
|
29
|
Noções
de texto / Produção textual I;
Leitura:
SAVIOLI;
FIORIN, 1998, p.
10-17.
|
ABRIL
|
|
05
|
Coesão
e coerência textuais;
Leituras:
KOCH, 2016. / KOCH; TRAVAGLIA, 2015.
|
12
|
Aspectos
gramaticais: concordância, regência e colocação pronominal /
Refacção (Produção textual I);
Leitura:
ABREU, 2002, p. 100-119.
|
19
|
Tipos
de conhecimento científico / Características do texto
científico;
Leituras:
LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 75-82. / SALOMON, 1996, p. 105-130.
|
26
|
Gêneros
na esfera acadêmica: recensão, fichamento e resumo;
Leituras:
LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 19-74. / MEDEIROS, 2014, p. 101-152.
|
MAIO
|
|
03
|
Gêneros
na esfera acadêmica: relatório, monografia, dissertação e
tese;
Leitura:
LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 234-251.
|
10
|
Gêneros
na esfera acadêmica: resenha (parte 1);
Leitura:
MEDEIROS, 2014, p. 153-174.
|
17
|
Gêneros
na esfera acadêmica: resenha (parte 2) / Produção textual II;
|
24
|
Avaliação
I;
|
31
|
Refacção
(Produção textual II) / Discussão (Avaliação I);
|
JUNHO
|
|
07
|
Gêneros
na esfera acadêmica: artigo científico;
Leituras:
ANDRADE, 2016, p. 95-96. / MEDEIROS, 2014, p. 211-224.
|
14
|
Normas
da ABNT para o texto científico / Referências e citações /
Produção textual III;
Leitura:
FERRAREZI JUNIOR, 2011, p. 127-148.
|
21
|
Ética
em pesquisa / Refacção (Produção textual III);
Leitura:
FAPESP, 2014.
|
28
|
Avaliação
II;
|
JULHO
|
|
05
|
Encerramento
da disciplina.
|
12
|
Em
aberto.
|
REFERÊNCIAS:
ABREU, A. S. Curso
de redação. 11. ed. São Paulo:
Ática, 2002.
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. A ciência em palavras, Revista
Pesquisa Fapesp, n. 249, p. 95-96, nov. 2016. Disponível em:
<http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2016/11/095-097_Carreiras-249-1.pdf?86301b>.
Acesso em: 05 fev. 2017.
FAPESP. Código
de boas práticas científicas.
2014. Disponível em:
<http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf.
Acesso em: 20 mar. 2017.
FERRAREZI
JUNIOR, C. Guia
do trabalho científico:
do projeto à redação final. São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, I. G. V. A
coesão textual. 22. ed. São Paulo:
Contexto, 2016.
______; TRAVAGLIA, L. C. A
coerência textual. 18. ed. São
Paulo: Contexto, 2015.
LAKATOS,
E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos
da metodologia científica.
5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de
fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
SALOMON, D. V. Trabalhos científicos. In: ______. Como fazer uma
monografia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p.105-130.
SAVIOLI, F. P.; FIORIN, J. L. Para
entender o texto: leitura e redação.
6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CORACINI, M. J. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da
ciência. São Paulo: Educ, 1991.
FIAD, R. S. A escrita na universidade, Revista da ABRALIN, v.
eletrônico, n. especial, 2ª parte, p. 357-369, 2011.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar
gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.
______. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.
______. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade.
São Paulo: Parábola, 2010.
SANTOS, A. R dos. Metodologia científica: a construção do
conhecimento. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
VOLPATO, G. L. Como escrever um artigo científico. Anais da
Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, v. 4, p.
97-115, 2007.
___________________________________________________________________________________
| Queridos Alunos, Boa Tarde !! Meu acesso ao sistema acabou de ser liberado. Peço desculpas para os alunos que já receberam o material, mas envio novamente através do e-mail institucional. Link: Video Importância da Leitura YOU TUBE Link: Filme "O Substituto" YOU TUBE Link: Hábitos de Estudos YOU TUBE (Ver Anexo) - Texto para próxima semana (Ver Anexo) em seu e-mail Abraços Profa. Gisela Favaro
-Cronograma da disciplina (ver anexo)
-Link: Vídeo sobre a importância da leitura
-Link: Filme "O Substituto"
-Link: Vídeo sobre hábitos de estudos
- Texto para próxima aula (ver anexo)
Tenham uma ótima semana !!
Abraços,
Profa. Gisela
![]()
Profa.Dra. Gisela Sequini Favaro
|
|




Nenhum comentário:
Postar um comentário