METODOLOGIA CIÊNTIFICA


PROFESSOR: Gisela Favaro

senha: metcie2017


-Cronograma da disciplina (ver anexo em seu e-mail)

-Link: Vídeo sobre a importância da leitura

-Link: Filme "O Substituto"


-Link: Vídeo sobre hábitos de estudos


- Texto para próxima aula (ver anexo)


Tenham uma ótima semana !!

Abraços,

Profa. Gisela




Profa.Dra. Gisela Sequini Favaro



-Cronograma da Disciplina


UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‘JÚLIO DE MESQUITA FILHO’
FCL – CAMPUS DE ARARAQUARA

CURSO: Administração Pública
DISCIPLINA: Metodologia do Texto Científico (LNG8119 – 1º. sem./2017 – 30h)
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Gisela Sequini Favaro (e-mail: giselasfavaro@gmail.com)

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

MÊS/DIA
CONTEÚDO/TEXTO(S) PARA LEITURA
MARÇO

15
Semana de Calouros;
22
Apresentação da disciplina / Questionário sobre hábitos de leitura e escrita;
29
Noções de texto / Produção textual I;
Leitura: SAVIOLI; FIORIN, 1998, p. 10-17.
ABRIL

05
Coesão e coerência textuais;
Leituras: KOCH, 2016. / KOCH; TRAVAGLIA, 2015.
12
Aspectos gramaticais: concordância, regência e colocação pronominal / Refacção (Produção textual I);
Leitura: ABREU, 2002, p. 100-119.
19
Tipos de conhecimento científico / Características do texto científico;
Leituras: LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 75-82. / SALOMON, 1996, p. 105-130.
26
Gêneros na esfera acadêmica: recensão, fichamento e resumo;
Leituras: LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 19-74. / MEDEIROS, 2014, p. 101-152.
MAIO

03
Gêneros na esfera acadêmica: relatório, monografia, dissertação e tese;
Leitura: LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 234-251.
10
Gêneros na esfera acadêmica: resenha (parte 1);
Leitura: MEDEIROS, 2014, p. 153-174.
17
Gêneros na esfera acadêmica: resenha (parte 2) / Produção textual II;
24
Avaliação I;
31
Refacção (Produção textual II) / Discussão (Avaliação I);
JUNHO

07
Gêneros na esfera acadêmica: artigo científico;
Leituras: ANDRADE, 2016, p. 95-96. / MEDEIROS, 2014, p. 211-224.
14
Normas da ABNT para o texto científico / Referências e citações / Produção textual III;
Leitura: FERRAREZI JUNIOR, 2011, p. 127-148.
21
Ética em pesquisa / Refacção (Produção textual III);
Leitura: FAPESP, 2014.
28
Avaliação II;
JULHO

05
Encerramento da disciplina.
12
Em aberto.



REFERÊNCIAS:

ABREU, A. S. Curso de redação. 11. ed. São Paulo: Ática, 2002.
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. A ciência em palavras, Revista Pesquisa Fapesp, n. 249, p. 95-96, nov. 2016. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2016/11/095-097_Carreiras-249-1.pdf?86301b>. Acesso em: 05 fev. 2017.
FAPESP. Código de boas práticas científicas. 2014. Disponível em: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf. Acesso em: 20 mar. 2017.
FERRAREZI JUNIOR, C. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final. São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, I. G. V. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
______; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
SALOMON, D. V. Trabalhos científicos. In: ______. Como fazer uma monografia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p.105-130.
SAVIOLI, F. P.; FIORIN, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CORACINI, M. J. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. São Paulo: Educ, 1991.
FIAD, R. S. A escrita na universidade, Revista da ABRALIN, v. eletrônico, n. especial, 2ª parte, p. 357-369, 2011.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.
______. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.
______. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
SANTOS, A. R dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
VOLPATO, G. L. Como escrever um artigo científico. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, v. 4, p. 97-115, 2007.


___________________________________________________________________________________
Queridos Alunos,

Boa Tarde !!

Meu acesso ao sistema acabou de ser liberado. Peço desculpas para os alunos que já receberam o material, mas envio novamente através do e-mail institucional.

Link: Video Importância da Leitura
YOU TUBE

Link: Filme "O Substituto"
YOU TUBE

Link: Hábitos de Estudos
YOU TUBE

 (Ver Anexo)
- Texto para próxima semana (Ver Anexo) em seu e-mail

Abraços

Profa. Gisela Favaro

-Cronograma da disciplina (ver anexo)

-Link: Vídeo sobre a importância da leitura

-Link: Filme "O Substituto"


-Link: Vídeo sobre hábitos de estudos


- Texto para próxima aula (ver anexo)


Tenham uma ótima semana !!

Abraços,

Profa. Gisela


--
Resultado de imagem para mensagem de otimismo

Profa.Dra. Gisela Sequini Favaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário