POLITICA


PROFESSOR:

E-MAIL:
bizelli@fclar.unesp.br

PROGRAMA DE ENSINO DA DISCIPLINA
UNIDADE UNIVERSITÁRIA: faculdade de Ciências e Letras/UNESP/Campus de Araraquara
CURSO: Administração Pública
MODALIDADE: Bacharelado
DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Antropologia, Política e Filosofia
IDENTIFICAÇÃO:
Introdução à teoria política

APF8326
disciplina
1° ano / 1° semestre  OBRIG./OPT./EST./PCC
PRÉ/CO/REQUISITOS
ANUAL/SEM.
Obrigatória
Semestral

OUTRAS
OBJETIVOS: (ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:)
Possibilitar ao aluno a leitura e a discussão de textos produzidos pelos autores políticos
clássicos, cujas proposições teóricas foram mobilizadas pelos dilemas, ambiente de ideais e percepções a que estavam submetidos. Desse modo, permitindo, comparativamente, avaliar quais objetos de investigação e reflexão constituíram a agenda intelectual desses pensadores e, em que medida, e de que modo, tais questões ganham atualidade nas sociedades contemporâneas
.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Título e discriminação das Unidades)
1. Maquiavel
O príncipe
A pol
ítica como ciência. 
 
2. Thomas Hobbes
Leviatã.
.
O estado de natureza. Um novo conceito de poder. A teoria do contrato. O Estado como a antítese da guerra privada. A relação entre soberano e súdito. 
 
3. John Locke
Segundo Tratado sobre o Governo Civil.
O estado de natureza. Concepção de comunidade política. A liberdade negativa. O estatuto da propriedade. As bases do governo representativo.
 
4. Montesquieu
O Espírito das Leis
.
A teoria das formas de governo.
5. Jean Jacques Rousseau
-
O Contrato Social
.
Uma nova teoria do contrato. O conceito de vontade geral. A relação súdito e soberano. O
processo de deliberação pública. A crítica ao governo representativo e os mecanismos que otornam menos ilegítimo.
 
6. Benjamin Constant
“Da l
iberdade dos antigos comparada à dos modernos”.
O liberalismo do século XIX. O catálogo das liberdades individuais. O governo representativo
como peça chave da modernidade.

  UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Campus de Araraquara
Faculdade de Ciências e Letras
http://www.fclar.unesp.br/
unesp
7. Aléxis de Tocqueville
A democracia na América
Democracia como processo de i
gualização. O futuro das sociedades modernas: individualismo,
servidão e indiferença cívica.
8. John Stuart Mill
Considerações sobre o governo representativo
A engenharia política: a extensão do sufrágio como mecanismo de eficiência da representação.
O
sistema de educação universal como obrigação de governo.
9. Karl Marx
O manifesto comunista
A crítica ao liberalismo. O conceito de revolução. A democracia econômica contra o formalismo
jurídico.
METODOLOGIA DO ENSINO
Aulas expositivas, aulas dialog
adas, seminários e trabalhos em grupos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MAQUIAVEL, Nicolau.
O Príncipe
. São Paulo: Abril Cultural. 1973.
HOBBES, Thomas.
Leviatã.
Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São
Paulo: Abril Cultural, 1974.
LOCKE, John
. Segundo tratado sobre o governo civil in
Dois tratados sobre o governo.
São
Paulo: Martins Fonte, 1998.
ROUSSEAU,Jean
Jacques.
O contrato social.
São Paulo: Abril Cultural, 1973.
CONSTANT, Benjamin. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos.
Fi
losofia Política
2. Porto Alegre: LPM Editores, 1985.
TOCQUEVILLE, Aléxis.
A democracia na América.
Belo Horizonte: Itatiaia, 1962.
MILL, John Stuart.
Considerações sobre o governo representativo.
Brasília: Editora da
Universidade de São Paulo, 1981.
MA
RX, Karl e ENGELS, Edson.
O manifesto comunista.
Rio de Janeiro: Vozes, 1989.
BIZELLI, José Luis.
A ocasião para o Príncipe
. Perspectivas.
Revista de Ciências Sociais.
Vol15, Editora da Unesp, 1992.
DEDIEU, Joseph. “As idéias políticas e morais de Montesq
uieu”. In
O pensamento político
clássico
,
op.cit.
LASLETT, Peter. A teoria social e política dos Dois tratados sobre o governo. In QUIRINO,
Célia Galvão; SOUZA, Maria Teresa Sadek R (org,). .
O pensamento político clássico.
. São
Paulo: T.A.Editor, 1980.
LEFORT, Claude.
As formas da história.
(cap. "Marx: De uma visão de história à outra"). São
Paulo: Brasiliense, 1979.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação será contínua e concretizada através do resumo e fichamento de textos básicos, e
de
provas escritas no decorrer dos semestres. Estará, também, sendo levado em consideração
o envolvimento e a participação do aluno nos trabalhos de grupos e nas aulas
Atividade de Recuperação: Trabalho individual a partir de um tema elaborado previamente pel
o

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